segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Directores dos liceus vizinhos: Qual o balanço do ano lectivo 2009/2010?

Mário Benante (Liceu Dr. Rui Brcelos da Cunha): O ano lectivo decorreu com poucos sobressaltos, apenas com dois ou três dias de greve, tendo sido cumpridas as actividades lectivas previstas. Em termos técnico-pedagógicos, todas as actividades decorreram com sucesso. Neste momento estamos na fase de preparação das provas globais e esperamos que as mesmas decorram normalmente.
.
Em relação à escola, fizemos algumas obras de recuperação nas salas de aula, na sala de professores, nas casas-de-banho e no gabinete do conselho técnico-pedagógico. Construímos ainda três salas, uma para reuniões, outra para os inspectores e outra para o conselho disciplinar. De modo a garantir a segurança da escola, também temos tomado algumas medidas, como a instalação de portas reforçadas. Também melhorámos a organização da estatística e já equipámos esta secção com computadores, para que no próximo ano sejam informatizados todos os dados relativamente aos alunos e professores. Temos um projecto de criação de uma sala de informática, que prevemos que esteja equipada no próximo ano lectivo. Outro projecto que gostaríamos de ver concretizado é a criação de um laboratório para as aulas de ciências. Depois há outros projectos a decorrer, como a recuperação de espaços verdes, ou a publicação do jornal escolar.

Finalmente, refiro um documento que está a ser elaborado com o apoio do PASEG, que é o regulamento interno do liceu. O regulamento prevê, por exemplo, a atribuição de um prémio de mérito aos melhores alunos de cada classe, que ficarão isentos de propinas no ano seguinte ou, quanto aos alunos da 11ª classe, não pagarão a certificação final. Este mês o documento estará disponível e, em Setembro, será discutido e submetido a aprovação pela comunidade escolar.
.
Júlio Delgado (Liceu Nacional Kwame N'Krumah): Há muito tempo que um ano lectivo não corria tão bem. Para além das aulas terem começado no tempo devido, e tirando dois dias de greve, as aulas decorreram de forma extremamente positiva. Por outro lado, também conseguimos realizar diversas obras nas salas, conseguimos equipar totalmente uma sala de informática, instalar a Internet, recuperar a biblioteca e instalar uma enfermaria para alunos e professores (que têm consultas médicas gratuitas).
.
Destacamos ainda o laboratório de física, química e biologia, resultante da parceria com o PASEG. Este laboratório está a ser construído na escola e estará a funcionar no próximo ano lectivo. Temos ainda outros projectos para arrancar, como a melhoria da instalação e distribuição de água no liceu e o desenvolvimento do projecto Escola Limpa.
.
Gostaria ainda de referir uma preocupação que temos tido, e que espero que seja partilhada pelas direcções dos outros liceus, que é controlar muito bem os processos de matrícula dos alunos. Para se matricularem e frequentarem/ concluírem um ano lectivo, os alunos têm que entregar os certificados comprovativos do aproveitamento nos anos anteriores. Só desta forma se pode garantir a regularização e a qualidade do processo de ensino.
.
Sene Djau (Liceu Dr. Agostinho Neto): Para nós o balanço foi positivo. Foi um ano normal, o que permitiu que neste momento já estejamos prestes a realizar as provas globais. Logo após as provas globais vamos começar a pensar no próximo ano lectivo. As matrículas para 2010/2011 vão começar no mês de Agosto e vão terminar no mês de Setembro, prevendo-se o recomeço das aulas para o início de Outubro. Gostaríamos de melhorar a escola, mas o problema é a questão do dinheiro. Estamos a pensar em pintar a escola, fazer uma cantina escolar e uma sala de informática. Seja como for, faremos o possível. No próximo ano haverá 12º ano e é preciso melhorar e aumentar a capacidade da escola. Este ano já foram construídas sete salas.
.

Entrevistas realizadas a 08/06/2010 por
Cassiano Camamate e Felismina Mendes (alunos da 8ª Classe)

Sem comentários: