segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Concurso de Poesia - 10 de Junho

1º lugar: Africanidade
.
Quero voar num céu de sonhos
Temo partir sem o teu sorriso africano
Não quero entrar no luar
Com o coração fatiado
.
Sorri para mim África
Sorri como flor que desabrocha na luta
Sorri como madrugada que jura amanhecer
Sorri como o sol que brota do nosso suor
Sorri para mim África
.
Sorri para mim África
Sorri como a bandeira que aspira à liberdade
Sorri como o hino que impulsiona a nossa força
Sob a brisa da nossa vitória
.
Nelo Almeida (aluno da 9ª classe)

.
.

2º lugar: Olá África
.
Minha pátria querida,
terra onde nasceram os filhos
que outrora serviram o seu continente
com dignidade e amor.
.
Oh minha África,
terra escravizada pelos colonos
que levaram os teus filhos para a América, Ásia, outros cantos do mundo
e que poderiam contribuir para o teu progresso.
.
Minha África, terra com que sonhei
que um dia viveríamos unidos com outros povos do mundo.
Porque não pode existir a paz, a liberdade, a justiça?
Porque não podem existir muitos Nelson Mandela, muitos Cabral, muitos Kwame N’Krumah?
Esta não é a África deixada pelos grandes líderes
que decidiram morrer para libertar a pátria.
.
Oh minha África,
quando vi os teus filhos fugirem para a Europa, América, África, outros cantos do mundo
todos ficámos tristes, porque África tem tudo.
Não valia a pena dos teus filhos.
.
Minha África, será que um dia te vou ver diferente?
Será que um dia vai acabar a guerra e serão felizes todos os teus filhos?
Queremos que os Estados africanos sejam irmãos e filhos da mesma mãe.
.
Porque África é uma mãe grande e querida.
.
Inussa Djau (aluno da 10ª classe)
.
.

3º lugar: Africanidade
.
Menino africano
Gotinha de chuva,
Para onde vais?
A caminho do rio
E depois para o mar.
.
Grãozinho de terra
Para onde vais?
Vou ver os caminhos que hei-de cruzar.
.
Menino africano
Que pensas fazer?
Um mundo mais justo
Para a gente viver.
.
Zelmar Gomes (aluno 8ª classe)

.

Sem comentários: