segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Campanha de despistagem do VIH/SIDA nos liceus de Bissau

Cantora Eneida Marta a abrir a Campanha da Luta Contra a SIDA
Realizou-se em Bissau, no dia 08 de Junho, no liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha, o lançamento da campanha de despistagem do VIH/SIDA, com a participação dos Ministros da Educação e da Saúde, Dr. Artur Silva e Dr. Camilo Simões Pereira, na presença dos representantes da FNUAP, Dr. Gui Pereira, do PNUD, Josefina Mazza, do Secretário Executivo do Secretariado Nacional de Luta Contra a SIDA, Dr. Huco Monteiro, do presidente do SINAPROF, professor Luís Nancassa e dos professores e alunos deste liceu.
Antes da cerimónia de lançamento, houve animação musical com a cantora guineense Eneida Marta. Depois da animação, a cantora Eneida Marta apelou aos jovens estudantes, numa entrevista ao jornal Anunciador, para que se informem sobre o VIH/SIDA, para que evitem ter comportamentos de risco, usando sempre preservativo, recusando ter vários parceiros(as) e a fazerem o teste de despistagem para melhor controle de si mesmos. A cantora falou ainda do papel da música como uma boa mensageira, que deve colaborar com o plano nacional de luta contra o VIH/SIDA.
A cerimónia de lançamento da campanha de despistagem do VIH/ SIDA foi presidida pelo Ministro de Saúde Pública, Dr. Camilo Simões Pereira. Depois de abertura da campanha, o director do liceu, Mário Júlio Benante, pediu a adesão dos professores e alunos na luta contra a SIDA, fazendo testes de despistagem, a fim de conhecerem os seus estados de saúde. Por sua vez, Luís Nancassa, presidente do SINAPROF, numa breve alocução pediu aos professores para fazerem um esforço no sentido de educarem os alunos num bom caminho e aconselhou-os a fazer o teste de despistagem.
O Ministro da Educação, Dr. Artur Silva reafirmou que o Ministério da Educação Nacional, o Ministério da Saúde Pública e o Secretariado Nacional de Luta Contra a SIDA estão a dar o seu melhor contributo na luta contra o VIH/SIDA, ao escolherem a escola como o meio social onde tem início esta campanha de sensibilização.
O Ministro de Saúde, Dr. Camilo Simões Pereira, disse, em crioulo, que o objectivo desta campanha não é só levar a comunidade a fazer o teste de despistagem, mas sensibilizar as pessoas para aceitarem a existência desta doença para a combaterem melhor. O Ministro da Saúde alertou para o facto da SIDA ser, com o tempo, uma doença crónica, por isso apelou à despistagem, pois é gratuita, revelando ainda a taxa de prevalência do vírus no nosso país, que é de 8,5%. No fim da sua intervenção, o Ministro de Saúde apelou ao uso do preservativo como principal forma de prevenção, e reafirmou a importância de fazer a despistagem, recordando que, já quando era estudante fazia a despistagem de 6 em 6 meses.
Muitos professores e alunos deste liceu e dos liceus vizinhos aproveitaram esta oportunidade para fazerem o teste de despistagem.

.


Por Paulo Bem-Obe (professor de Francês)

Sem comentários: