sábado, 14 de junho de 2008

Zito Djú


Zito Djú, Coordenador de A.J.D.Q.
(Acção Juvenil para o Desenvolvimento de Quinhamel)

A: Que tipos de delinquência existem em Bissau?
Z: Antes de falar dos tipos de delinquência que existem em Bissau, é preciso definir essa palavra. Delinquência refere-se aos desvios de comportamentos e ao conjunto de más práticas sociais. Em Bissau são frequentes o consumo de álcool, droga e tabaco, o roubo, o homicídio e a prostituição.
.
A: Quais são os factores que conduzem à delinquência?
Z: Os factores que conduzem à delinquência são problemas de ordem económica, especialmente o desemprego, mas também de ordem social, como as más companhias.
.
A:O que pode ser feito para diminuir a delinquência juvenil?
Z: As associações juvenis são uma forma positiva de lidar com a delinquência, já que permitem um saudável convívio entre os jovens, bem como a participação em formações ligadas a vários domínios. As associações são espaços de lazer que ocupam os jovens num ambiente de acção.
.
A:Quais são as consequências sociais da delinquência juvenil?
Z: As consequências sociais são sempre negativas, porque um delinquente torna-se uma pessoa violenta, isolada dentro da sociedade, a qual responde com cada vez mais violência
.
A:Há algum caso de que queira falar?
Z: Sim, o caso concreto de um vizinho que atacou uma mulher, arrancando-lhe um fio de ouro que ela tinha ao pescoço. Pôs-se a correr para atravessar a estrada e foi atropelado por uma viatura que lhe quebrou o pé esquerdo.

Sem comentários: