quinta-feira, 30 de abril de 2009

Queremos ir à escola!

Na passada quarta-feira, 29 de Abril de 2009, realizou-se uma manifestação / vigília de alunos, na sede da CONAEGUIB (Confederação das Associações de Estudantes da Guiné-Bissau), à entrada da Escola Básica Salvador Allende. Entre as 08h00 da manhã e as 12h00, reuniram-se alunos de diferentes liceus, que, ao mesmo tempo que seguravam velas acesas, proferiam as seguintes palavras de ordem, alternadamente em Português e Crioulo:

No misti bai escola, suma nos vizinhos! Bo paga no pursor!

Queremos ir à escola, como os nossos (países) vizinhos! Paguem aos nossos professores!
. .Questionámos alguns dos manifestantes sobre o que esperavam conseguir com esta vigília:
.
“Queremos manifestar o nosso descontentamento para que algo seja feito, de forma a haver aulas no futuro. Queremos aprender para podermos dar a nossa contribuição para o país. Os próprios ministros não poderiam ser ministros sem terem ido à escola. Julgo que os nossos governantes não ficarão indiferentes à nossa tristeza.” Midana Na Bidante (aluno da 8ª classe do Liceu Nacional Kwame N’Krumah)


“Estou a participar nesta manifestação porque precisamos das aulas. Queremos que o Governo assuma as suas responsabilidades perante os professores.” Patrícia Caetano de Pina (aluna da 7ª Classe do Liceu Dr. Rui B. Cunha)


“Devido às sucessivas greves nas escolas públicas, nós não temos aulas. Se pagarem aos professores, as coisas vão mudar”. Antonieta Gomes Có (aluna da 7ª classe do Liceu Samora Moisés Machel)


“Não pagaram aos professores, é por isso que alguns alunos não têm escola. No misti bai escola (Queremos ir à escola).” Panutche Cote (aluno da 5ª classe da escola Salvador Allende)

“Esta manifestação significa que de modo algum nos podemos conformar com esta situação. Pode ser que, com esta manifestação, alguém tente solucionar o nosso problema. Pode ser que o Governo pague aos nossos professores para garantir um melhor funcionamento das aulas.” Quintino Binante (aluno da 8ª classe do Liceu Dr. Agostinho Neto)
.
Por: Ocante Ié; Mário Ié; Telésfora salvador; Abrão Nanque; Justino Ampanail

Sem comentários: