sexta-feira, 24 de abril de 2009

2 5 de Abril

Nas salas de aula e no recinto escolar do liceu é evidente a ausência de professores e alunos, que boicotam as aulas devido aos sucessivos atrasos no pagamento de salários aos professores do ensino secundário.
Ainda assim, conseguimos entrevistar, ao longo da semana, alguns elementos da comunidade escolar.

1 – Sabe explicar-nos o que se comemora no dia 25 de Abril em Portugal?
2 – Acha que o 25 de Abril interferiu na história da Guiné-Bissau? Se sim, em que medida?
3 – Este acontecimento tem hoje algum significado para si?
4 – Que relação existe actualmente entre Portugal e a Guiné-Bissau?
.

Jonas Bacorim - professor e coordenador de História:

“Sei pouco sobre esta data, mas associo-a ao fim da luta pela libertação da Guiné-Bissau. Nesta data deu-se a independência da Guiné e dos restantes países colonizados por Portugal.
Se hoje estamos aqui como um país reconhecidamente independente, foi graças ao 25 de Abril. Quando chegaram aqui as notícias sobre o 25 de Abril, tomou-se consciência de que era o fim da guerra. Nessa altura, alguns cidadãos guineenses não queriam nada do que era português. Hoje reconhecemos que a língua portuguesa é fundamental para o país, por um lado porque nos diferencia dos países vizinhos e, por outro lado, porque nos dá acesso ao conhecimento, o que não acontece com o crioulo.
Graças à relação histórica entre Portugal e a Guiné-Bissau, é possível usufruir da Cooperação Portuguesa na área educativa, por exemplo com a formação dada pelo PASEG ao nível pedagógico, científico e informático.”



Mário Júlio Benante - director do liceu:

“Sobre o 25 de Abril, sei que se comemora em Portugal o fim de um longo regime ditatorial. O 25 de Abril definiu também o fim da colonização na Guiné-Bissau.
Independentemente de questões políticas ou profissionais, esta data tem um significado pessoal para mim, pelas relações próximas que tenho com alguns portugueses e com a comunidade portuguesa. Estou solidário com os cidadãos portugueses, que julgo deverem aproveitar esta ocasião para reflectir sobre os acontecimentos da altura e respectivas conquistas.
Apesar desta circunstância histórica, que foi a colonização, ficou o espírito de cooperação entre os dois países. ”
.

Alunos do ensino secundário complementar:

Para este grupo de alunos, o dia 25 de Abril terá algum significado em Portugal, mas não sabem bem explicar qual... Depois de referirmos o 25 de Abril como o fim de uma ditadura em Portugal e como o fim da colonização, os alunos declararam reconhecer o assunto. Valdo, aluno da 10ª classe, defende que “a língua portuguesa é a maior marca da relação entre Portugal e a Guiné, sendo importante porque é a mesma língua que se fala noutros países, como Cabo Verde, Angola, Brasil ou Moçambique.”
.
Por. Domingos; Justino Ampanail; Justino Yé

Sem comentários: