Em negócios, em trabalho, de passagem como turistas ou para visitar familiares e amigos, são cada vez mais os visitantes (estrangeiros e nacionais) que chegam à cidade de Bissau. Para uma estadia mais curta ou mais prolongada, há diversas opções para passar o tempo em Bissau: visitar monumentos de referência histórica, fazer desporto, assistir a espectáculos variados, tomar um café ou um refresco, repousar, dançar, entre outros…
Monumentos Históricos
Construída no ano de 1941, “Maria da Fonte” faz parte da memória colectiva dos bissau-guineenses e fica no centro da capital, em frente ao palácio da Presidência da República. Bem no centro da praça está implantada a imponente estátua de uma mulher segurando uma coroa de oliveira, marco do império colonial português. Por essa razão não poucas vezes as autoridades guineenses tentaram arrancar a estátua da praça. Mas este esforço foi em vão e ela acabou por ficar. Resignadas, as autoridades decidiram mudar o nome à praça e a anteriormente designada “Praça do Império” é agora a “Praça dos Heróis Nacionais”. Apesar de estar hoje um pouco votada ao abandono, esta praça foi outrora sinónimo de alegria domingueira, já que era aqui que as famílias passeavam, conversavam e conviviam ao domingo. Hoje há algum desencanto neste “espaço morto”, apesar de ser ainda uma referência na capital.
A história da “Mão Negra” tem origem na tarde de 3 de Agosto de 1959. Nessa data, os trabalhadores do Cais de Pindjiquiti juntaram-se e gritaram a uma voz “Basta de precariedades!”: salários injustos, condições de trabalho miseráveis e recusa de diálogo perpetrados por empresas monopolistas. Os trabalhadores recusaram-se a trabalhar, fazendo greve, e exigiram mudanças e melhorias claras das condições de trabalho. Em resposta, gerou-se uma situação de conflito e disparou-se indiscriminadamente sobre os trabalhadores, que simplesmente não aguentavam mais a intolerância, a incompreensão e o abuso que provinham do regime colonialista.
Na sequência desses disparos, mais de cinquenta trabalhadores perderam a vida. Alguns desses corpos foram atirados ao mar e nunca mais foram encontrados. Em homenagem às vítimas deste massacre e para que não se voltem a repetir os mesmos abusos, foi construída a estátua “Mão Negra”, conhecida pelos guineenses como "mom di timba", que está situada ao lado do quartel da Marinha Nacional.
Lazer e espectáculos
Se quiser assistir a um espectáculo, há alguns sítios onde se pode dirigir. O Centro Cultural Português é um deles. Apresenta, todas as semanas, múltiplas actividades (teatro, música, cinema, exposições), especialmente ao final do dia. Também o Centro Cultural Franco-Guineense tem espectáculos diversificados. O espaço/ esplanada Lenox, embora um pouco afastado do centro da cidade, é um outro local a considerar, já que, para além dos espectáculos de artistas diversos, permite aos clientes saborearem uma refeição, deliciarem-se com um gelado ou simplesmente tomarem um café. Mas há outras esplanadas que permitem conciliar as refeições com um espaço ao ar livre e, ocasionalmente, com um espectáculo, como a famosa Baiana ou o restaurante e hotel Ta-mar. Note-se que se destacam a música e a dança, especialmente africanas, no que respeita aos espectáculos ao ar livre.
Existem, naturalmente, muitos outros espaços de lazer em Bissau, especialmente se nos estivermos a referir a restaurantes. Com comida europeia ou africana, podemos indicar, para além dos restaurantes dos hotéis, os seguintes: Dona Fernanda, Padeira Africana, Senegalesa, Dragon, Bate-Papo, Cantinho da M’Butcha, Benfica, Sporting, Dom Bifanas, Pensão Central, Sara Fast Food, Phoenicia, entre outros.
Vida Nocturna: Discotecas
A discoteca Plack é um espaço de divertimento nocturno, que recebe pessoas provenientes de diferentes partes do mundo, bem como as pessoas de elite da nossa sociedade. Define-se, assim, como uma discoteca selectiva, especialmente às sextas-feiras e sábados. Nestes dias, o vestuário dos clientes deve obedecer a critérios mínimos. Há também algumas condições para a reserva das mesas, já que o cliente tem que consumir uma garrafa de whisky, que lhe dá direito a entrada grátis. A sexta-feira é o melhor dia da casa. O principal objectivo da discoteca é a satisfação dos seus clientes, através do divertimento e de um bom serviço. Tendo em conta o tipo de clientes habituais, ouvem-se, num ambiente suave, sobretudo músicas Zouk e Kizomba. Aos sábados, o ambiente cria-se a partir uma mistura de vários estilos de música. Por sua vez, ao domingo a Plack oferece um programa mais descontraído, estando o espaço, a partir das 19 horas, preenchido com actividades juvenis, que vão da poesia à dança, passando pelo playback. O custo da entrada varia entre os 1000 fcfa (domingo) e os 2500 fcfa (sexta-feira). Ao sábado a entrada é grátis para as mulheres.
Para quem gosta de discotecas há outros locais para conhecer, embora mais afastados do centro da cidade, como as discotecas Sonhos e Bambu. São locais mais espaçosos e também com um ambiente mais descontraído.
Praticar desporto
O Estádio Lino Correia, localizado no centro de Bissau, permite praticar e assistir a diferentes modalidades desportivas: futebol, futsal, basquetebol, andebol e ténis. Com quatro campos de futebol (de 11), o Estádio Lino Correia tem sido usado pelas principais equipas, em treinos e em campeonatos oficiais, mas também por amadores, que apenas desejam praticar desporto e manter a forma física. Também os alunos dos diferentes liceus fazem ginástica neste recinto. Ultimamente este estádio tem sido beneficiado com várias obras, entre as quais a colocação de um relvado sintético, o primeiro na História da Guiné-Bissau. Bem perto do estádio Lino Correia, encontramos dois edifícios que não poderíamos deixar de destacar: o “Benfica” e o “Sporting”, hoje transformados em restaurantes e locais de convívio.
O Estádio Nacional 24 de Setembro foi inaugurado a 14 de Novembro de 1987 pelo actual Presidente da República João Bernardo Viera e tem capacidade para receber quinze mil pessoas. Neste momento o estádio encontra-se reabilitado, graças ao torneio ali realizado há poucos meses atrás (Taça Amílcar Cabral). O Estádio Nacional permite a prática de diferentes modalidades, como por exemplo, o futebol (de 11), o atletismo e a luta livre. Tem ginásio e um espaço que permite a prática de salto em comprimento. Apesar de todo o seu potencial, este estádio não é muito utilizado pelos bissau-guineenses no dia a dia, pois está muito afastado do centro e da maioria dos bairros com mais população. Por outro lado, tem a vantagem de estar situado perto do rio Geba, podendo os praticantes de desporto desfrutar do ar puro e de um ambiente mais reservado.
Onde ficar
Com diferentes apartamentos, quartos e serviços, com terraços e jardins interiores, uma sala de convívio e uma sala de pequenos-almoços, a Residencial Coimbra é uma opção que prima pela qualidade e pelo conforto, com a vantagem de estar localizada bem no centro da cidade de Bissau. Os serviços da Residencial Coimbra incluem também a possibilidade de fazer passeios turísticos pelo interior da Guiné-Bissau. O seu restaurante apresenta um estilo requintado, moderno e funcional. Depois do jantar, há ainda o Bar X-Club, onde se pode “beber um copo, entre dois dedos de conversa”.
Situado em pleno centro da cidade de Bissau, o Hotel Malaika é um local privilegiado para quem vem em negócios. O restaurante do hotel combina as cores da terra com os aromas da cozinha regional portuguesa e também com as iguarias da gastronomia internacional. O bar Malaika é também um ponto de encontro de excelência na cidade de Bissau. Na esplanada Rio Geba é possível desfrutar da vista para a capital, num ambiente calmo e sossegado, enquanto se aguardam os grelhados no carvão ou se repousa ao final da tarde. O hotel dispõe ainda de uma sala de conferências, a sala Amílcar Cabral, com capacidade para 80 pessoas, equipada com sistema de projecção e som, de forma a satisfazer as necessidades de grandes empresas.
A Pensão Creoula, também no centro da cidade, é uma casa com três quartos e uma sala de refeições. Um dos quartos é de casal e tem casa de banho privativa. Os outros quartos são mistos, ou seja, têm uma cama de casal e duas individuais. A pensão dispõe ainda de uma pequena cozinha, onde os hóspedes podem fazer um chá ou um café. É uma opção mais familiar e mais económica. Há ainda o restaurante Creoula, que disponibiliza refeições num espaço agradável.
Mais afastado do centro de Bissau, encontra-se o Palace Hotel, com todos os requisitos de um hotel de 5 estrelas. Com restaurante e piscina, está situado a cerca de 2 km do aeroporto.
Por: Bubacar Seidi, Solange Baldé, Hamadu Baldé, Gerson Badinca e Aliu Djassi.
Sem comentários:
Enviar um comentário