terça-feira, 27 de abril de 2010

Palestra de homenagem ao patrono do liceu, Dr. Rui Barcelos da Cunha



..No dia 26 de Março de 2010 realizou-se, no liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha, uma palestra alusiva à biografia do patrono deste liceu. Entre as 10 e as 12 horas da manhã, alunos e professores assistiram a esta actividade, retomando as aulas em seguida. Enquanto aguardava o início da palestra, a assistência ouviu música, o que animou o ambiente e chamou a atenção da comunidade escolar. Na mesa da organização estiveram Beto da Cunha, irmão de Rui Barcelos da Cunha, Mário Júlio Benante, director do liceu, Justino João Có, sub-director do liceu, Quintino Turé, director do liceu de Quinhamel, Lassana Camará, o orador, Mário Ialá, o moderador, Luís Nancassa, presidente do SINDAPROF.
..Mário Júlio Benante, director do liceu, começou por agradecer a todos os alunos e professores a sua presença e relembrou que o dia do liceu é a 04 de Abril, tendo sido antecipada a sua comemoração devido à coincidência desse dia com o dia de Páscoa.
..Beto da Cunha dirigiu-se aos alunos presentes e revelou que o seu irmão Rui Barcelos da Cunha gostava muito de estudar, recomendando que seguissem o seu exemplo.
..Estava prevista a intervenção do presidente de Associação de Pais mas, devido à sua ausência, a direcção do liceu chamou à mesa o presidente da SINDAPROF, Luís Nancassa, cuja intervenção mereceu aplausos dos presentes. Luís Nancassa lamentou o problema do analfabetismo que afecta a Guiné-Bissau, apelando à mudança de comportamentos para alterar esta situação. Recomendou aos alunos que deixassem as cábulas, que respeitassem o ambiente e as infraestruturas da escola, que tivessem comportamentos exemplares e que fizessem dos estudos a sua profissão, para terem um futuro melhor e virem a desempenhar profissões ambiciosas. Também dirigiu algumas palavras à direcção e aos professores, citando Amílcar Cabral: “aquele que sabe, deve ensinar os que não sabem”. Recomendou ainda aos professores que se empenhem no processo de ensino e aprendizagem, pois é na escola que se forma uma nação.
..Finalmente, teve lugar a intervenção do orador Lassana Camará, que apresentou alguns dados sobre a vida, os estudos e o trabalho de Rui Barcelos da Cunha, patrono do liceu a que dá nome.
..Depois das intervenções dos elementos da mesa, o moderador abriu espaço para que a assistência colocasse dúvidas. Foram feitas algumas perguntas sobre a vida de Rui Barcelos da Cunha e um aluno perguntou porque é que os alunos não falam português. Relativamente à língua portuguesa, Lassana Camará reconheceu o problema da língua portuguesa não ser falada fora da escola e também dentro do recinto escolar, talvez por não ser a língua materna dos guineenses e ser por isso muito complexa. Beto da Cunha esclareceu ainda algumas curiosidades sobre a família de Rui Cunha, como o facto de ter cinco filhos espalhados entre Lisboa, Paris e Dacar. Revelou ainda que o local onde está hoje o liceu Dr. Rui Cunha, foi antes a casa dos seus pais, onde terá nascido a figura homenageada.


Por Felismina Mendes - com a colaboração e correcção
dos restantes elementos do Clube e Atelier de Jornalismo

Sem comentários: