No dia 10 de Dezembro foi apresentada ao público, no Liceu Nacional, uma exposição de várias peças criadas por alunos a partir de materiais inutilizados. Estes materiais eram constituídos principalmente por peças de computadores avariados e velhos. A ideia foi dada pela professora Carina Rodrigues e logo se iniciou a pesquisa sobre o tema na Internet. Ao mesmo tempo que iam sendo criadas as peças, os alunos tiveram outra componente do curso que foi a criação de uma fotonovela sobre o tema da higiene e limpeza, a qual foi também apresentada na exposição. Para a professora Virgínia Marques, uma das responsáveis pela organização da exposição, “o principal objectivo é que as pessoas sejam sensibilizadas para a necessidade de zelar pela higiene e limpeza dos espaços e também para ideia da reutilização do lixo”. Com o mesmo intuito, foi apresentada a conferência “Os três R’s”, pela professora Cláudia Vieira, referindo-se à Redução, Reciclagem e Reutilização.
Fotografia: Fotonovela "Escola Limpa"
No mesmo dia em que decorreu a exposição, foi apresentada a peça de teatro “Escola Limpa”, pois, na opinião do professor Joaquim Bessa, esta abordagem do tema, feita de um modo divertido através da arte dramática, é a melhor forma de sensibilizar as pessoas para os problemas que surgem do tratamento inadequado do lixo ou da ausência de limpeza. Para quem se questiona sobre como é que o lixo pode ser tema para a arte, este professor responde que “a arte está em tudo, é uma questão de espírito”.
“Por uma Escola Melhor” é o lema de um clube de alunos que se formou no Liceu Dr. Agostinho Neto, ainda no primeiro período. Com a ajuda da professora Isabel Correia, estes alunos recuperaram bancos envelhecidos, carteiras e latas velhas (para caixotes do lixo) e colocaram-nos no recinto escolar. Contaram com a ajuda da direcção da escola, que chamou um carpinteiro e depois iniciaram a pintura dos materiais recuperados, usando restos de tinta.
Fotografias: Alguns elementos do clube "Por uma escola Melhor"
Dauda Pires e Justino Ampanil
Sem comentários:
Enviar um comentário