segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Pano de Pente

Foto: Artesão do Caracol - Bandim
.
O pano de pente é um tecido comum usado nos trajes dos guineenses, seja na confecção das camisas dos homens ou nas esperas das mulheres. Mas também está presente nalgumas cerimónias tradicionais, como os choros e os casamentos. Existem vários tipos de panos de pente: preto e branco, de todas as cores e até com imagens de personalidades (como Amílcar Cabral ou João Paulo II). Conforme as cores e feitios, têm nomes como lanceado, preto e branco, pano pesado ou plaquê.
Em que situações usamos o pano de pente?
“Num choro (enterro), a família da pessoa que morreu pode oferecer um litro de cana bordão e um pano de pente às pessoas que fizeram a cova.” Djamila Vieira (11ª T2)
“No dia do seu casamento, a noiva (papel) tira os cabelos, unta-se com óleo de palma e cobre-se com um pano de pente.” Wrsulina Fernandes (11ª T2)
Porquê o nome pano de pente?
O nome deve-se ao instrumento com que são feitos esses panos, chamados pente! Um pente é constituído por quatro varas de palmeira; duas varas de madeira, com o formato de uma serra; uma roldana, que permite o movimento das varas; o pedal e o pente; a lançadeira, com um formato semelhante a uma piroga de pequena dimensão e que permite lançar as linhas horizontais do pano, tendo no seu interior uma canela de linha e um fio de vassoura que permite o rolamento da linha. As linhas usadas para a construção do pano de pente são mais grossas do que as linhas usadas pelos alfaiates comuns e geralmente vêm de Dacar. Antigamente usavam-se as linhas de algodão produzido na Guiné-Bissau, mas hoje em dia são mais usadas as linhas importadas, apesar de algumas mulheres grandes ainda recorrerem às linhas de algodão que elas mesmas produzem.

Justino da Silva; Raquel Monteiro; Tamara Sá.

Sem comentários: